Arte Romana




                           A história de Roma Antiga é fascinante em função da cultura desenvolvida e dos a-vanços conseguidos por esta civilização. De uma pequena cidade, tornou-se um dos maiores impérios da antiguidade. Dos romanos, herdamos uma série de características culturais. O direito romano, até os dias de hoje está presente na cultura ocidental, assim como o latim, que deu origem a língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

Principais obras:

Também no vestuário Roma recebeu influência dos gregos. As roupas mais usadas pelos romanos eram as togas, muito semelhantes ao himation usado na Grécia Antiga.Em Roma vestia-se uma túnica por baixo e a toga por cima. Essa toga era muito volumosa e suas características possibilitavam a identificação do grupo social do portador.

Em Roma, um grupo de compositores faz música predominantemente religiosa, fundindo elementos da escola franco-flamenga com a riqueza das melodias italianas. A escola romana retoma o canto gregoriano na composição polifônica, atendendo às exigências da Contra-Reforma.


A Literatura destinava-se, assim, a uma elite.A alta sociedade frequentava saloes de leitura pública para ouvir ler e voz alta.Também era usual ler-se nas termas e nos banquetes.Aí recitava-se os poemas dos escritores mais notáveis, muitos deles da época de Augusto.Vírgilio foi considerado o maior poeta romano.Muito influenciado pela literatura grega, criou, no entanto uma obra de grande beleza e originalidade.Autor da Eneida considerado o melhor poema da literatura romana e uma grande homenagem á história do seu povo, conseguiu articular de forma harmoniosa os factos históricos e as tradições lendárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário